sexta-feira, 16 de março de 2012

O ENSINO FUNDAMENTAL MODERNO

Podem me chamar de saudosista. Podem até mesmo aplicar a pecha de ultrapassado. Mas, senhoras e senhores, o ensino que temos hoje em dia, nas escolas de ensino fundamental públicas brasileiras, é uma vergonha, e ao mesmo tempo atentado à cultura nacional.

Tomo conhecimento de algumas pérolas "ensináveis" a alunos da quarta série, por exemplo (um exemplo entre tantos). Na aula de história, os pequeninos são estimulados a considerar o período das Grandes Navegações, o porquê das viagens de portugueses e espanhóis, para fugir dos portos atravessadores do Mediterrâneo.

Agora, meus irmáos, gente miúda que de modo geral mal sabe fazer as quatro operações são deparados com as variáveis de mercado da época!

Pelamordedeus... isso náo é ensino de História! Eu recomendo ao MEC que resgate a grade ensinada na década de 60, faça um piloto de UM ANO, numa escola que ofereça todos os níveis do E. Fundamental, e ao término do experimento, comparem com qualquer escola pública do Brasil!

Pessoas, o Brasil está sendo colocado de joelhos pela ignorância cultural de nossa gente, e numa relação de dupla troca, pouca cultura produzo ignorância, ignorância produz menos cultura ainda... a espiral vai descendo...

Brasil... engraçado como os engravatados do Planalto náo ligam pra Cultura! Mas eu continuo te amando, terra adorada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...