O QUE AS NOVAS GERAÇÕES ESTÃO HERDANDO II

Depreendemos, à vista dos exemplos de outro texto, que soluções para uma sociedade não são totalmente válidas para outra, em face de estágio de civilização, aculturamento, recursos materiais, cenários políticos, e por aí vai.

Acontece que estão empurrando goela adentro do povo brasileiro as liberdades amplas, gerais e irrestritas que países do Primeiro Mundo desfrutam. Até louvável é a idéia, por que alguma maneira vai nos integrando ao dito cujo Mundo... mas....

Acontece que nossa gente é ignorante, de um ponto de vista cultural, de maneira geral. Há alguns anos atrás o rei Pelé dissera algo relacionado a isso, e provocou a ira de alguns segmentos políticos e sociais. Não éramos preparados para o primeiro mundo, no final do século passado. NÃO ESTAMOS PRONTOS AINDA, por agora. E eu explico.

Nosso povo tem índole diferenciada, que muitas vezes nos impele à frente, e nos faz vencedores. Temos uma capacidade de soluções extraordinária. Não é por acaso que muitos profissionais de alto escalão em empresas estrangeiras (lá fora!) são brasileiros, dos quais um exemplo é o Sr. Carlos Goshn. E temos de igual presença médicos, cirurgiões, engenheiros, arquitetos. Naturalmente não poderemos esquecer o contingente de brasileiros simples, sem muita cultura, que fazem seu caminho em labores humildes pelo mundo afora.

Mas nossa gente é um povo CRIANÇA. Não temos maturidade social. Nós deixamos nossos pequeninos se encharcarem de estupidez, diante da TV, com conteúdos ano após ano inferior, deseducamos nossos escolares, ao detonar o sistema de ensino nacional, dilapidamos o patrimônio nacional rasgando-o sem dó em propinas a torto e a direito e... surpresa... ACHAMOS GRAÇA DISSO TUDO!

Em contrapartida, os norte-americanos - nação instalada no Primeiro Mundo já a algum tempo - vigiam com considerável rigor os conteúdos de suas crianças (eu testemunhei isso), tem jornadas envolventes para os escolares, fiscalizam através de comitês os gastos públicos...

É um povo com sentimento de nacionalismo aprofundado, com orgulho das suas coisas...

Nós? Damos risada de nossas misérias! Me digam se isso não é típico de crianças?

Isso me assusta... estamos produzindo novas gerações de pessoas sem juízo algum, com estilos de vida artificiais, copiados da "arte", e um futuro nebuloso, onde abundam traficantes e políticos corruptos como heróis, surtos de fúria redundando em tiroteios por nada, estupros (afinal, as menininhas são vestidas atualmente como mulheres feitas* - verdadeiros pitéus para os pervertidos de plantão, entendem?)

PessoALL, antes de me apedrejarem, pensem nisso tudo. A globalização, expansão demográfica, a demanda febril por mais vantagens materiais estão nos cobrando (aos brasileiros) um preço altissimo, que não estamos sabendo contrabalançar com medidas apropriadas. Não são problema em si, se tornam problemas quando encontram uma sociedade de maneira geral despreparada para tal "liberdade".

E eu quero mesmo que nossa gente se desenvolva, atinja níveis que cobrem respeito do resto do mundo, mas que os efeitos colaterais dessa decolagem sejam minimizados.

As futuras gerações agradeceriam, tenho certeza.

Brasil... estou com medo de que te leiloem entre os poderosos do mundo... mas eu amo essa terra...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLAS DE DELINQUENTES

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...