sábado, 21 de abril de 2012

SOCIEDADE CONDENADA?

Feriadão... todo mundo sem muita coisa pra fazer... Trago hoje uma citação que meu amigo Gilson Camargo encontrou, e que acho emblemático de nosso contexto nacional.

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização
de quem nada produz; quando comprovar que o dinheiro flui para quem
negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos
ficam ricos pelo suborno e por influência mais que pelo trabalho, e
que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que
estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é
recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então
poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.(Ayn Rand, escritora russo-americana de ascendência judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).


Meus amigos, a Sra. Rand estava descrevendo com perfeição o panorama nacional. 

Os gestores, gerentes do processo social brasileiro, nos estão conduzindo a um buraco abissal.

Judiciário muitas vezes amordaçado por ordem de cima, ou por si mesmo comprometido (vide férias de 60 dias, punição a juízes aposentando-os!!!!! etc e tal), Legislativo venal em sua quase totalidade, fisiologista (e os eleitores que se danem), corruptos e muitas vezes até criminosos alí abrigados, Executivo dependente (não exatamente emparceirado, mas dependente, entendem?) do Legislativo... 

(...diga-se de passagem que D. Dilma está fazendo coisas que nenhum dos machos que ocuparam aquela cadeira  fizera antes... há algumas controvérsias, mas eu tiro o chapéu pra nossa presidente!)


Então... a Sra. Ayn Rand estava certa ou errada ao descrever o Brasil?


Chegamos ao fechamento que ela deu a suas conceituações, acima referenciadas - "... poderá afirmar... que sua sociedade está condenada."


Amo essa terra brasileira, sofro por ela. Já estive no exterior, mas aqui é meu lugar - sem demérito àqueles patrícios que semeiam outras terras. Mas preciso concordar com a Sra. Rand - se o Brasil não mudar, e URGENTEMENTE, nossa sociedade está condenada a se tornar a maior nação do mundo com características prosaicas - completamente infestada de corruptos, ladrões de todas as categorias, criminosos sem punição, desigualdades sociais, leis desprezadas... notem que o resto do mundo luta desesperadamente para andar na direção inversa. Nós aqui vamos remando contra a corrente do desenvolvimento social.


O resultado dessa viagem na contra-mão? Párias do mundo, Nada mais do que isso. Subservientes, sem atribuição alguma de respeito, a não ser, talvez, respeito ao poder do dinheiro, que essa nação tem demais, e que sangra para bolsos indevidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...