domingo, 22 de julho de 2012

PROFISSÕES DE FUTURO

Ócio no final do domingão... fui obrigado a escrever alguma coisa a mais...

As novas gerações têm se deslumbrado com carreiras glamurosas, atores/atrizes, cantores/as, jogadores de futebol, corredores de F-1/Indy, e por aí vai.

É preciso pontuar aqui que o conceito fundamental ao escolher uma profissão é se ela nos realiza. O lucro material que ela puder dar pode até não ser assim tão grande, mas fazer algo de que se goste é essencial. Não existe nada mais desagradável do que se ver alguém fazendo algo de que não gosta (no caso de médicos ou dentistas isso é até perigoso...). Isto posto, vamos ao tema.

Jovens de todas as classes, chegando à época da faculdade - há quatro carreiras que já estão começando a bombar!!!!!!! Notem bem o que temos de promissor:

- médico otorrino - os insuportáveis decibéis que nossa juventude encara, em suas festinhas "rave", "shows", e eventos do gênero; o hábito estúpido de ouvir música com fones de ouvido no volume máximo; carros preparados rugindo alto e oferecendo aquele clássico (e sem imaginação) stutz stutz stutz, de sistemas de som poderosos... já estão cobrando um preço ótimo nos ouvidos de seus apreciadores. Assim, imagino que dentro de uns 12~15 anos, teremos um "boom" (sem som) de pessoas surdas ou com audição comprometida. E uma clínica particular arrebenta!!!!

- médico nefrologista - as bebidas da moda deixaram a anos-luz as bebidinhas ridiculamente leves de meus tempos de adolescente. Não exatamente pelo teor alcoólico (que discretamente tem se mantido, na quantidade consumida versus a qualidade dos tempos de outrora), mas pela adição de um sem-número de substâncias químicas, para dar sabor, cor, ou meramente conservantes. O coquetel de bebidas "ice", vodcas de todas as cores do arco-íris e uísques baratíssimos COM bebidas energéticas representa uma mistura devastadora para o sistema renal humano. Não é por acaso que em todos os energéticos que já examinei há em letrinhas pequeníssimas a advertência de que não devem ser misturados a bebidas alcoólicas!!!!! Ora, tendo presente que a função renal tende a reduzir sua eficiência com o passar dos anos, e sendo exigidos pelas beberagens da moda, imaginem o estrago que vai terminar nas salas de hemodiálise!!!!!

- psicólogos - psicólogos do meu Brasil varonil, não desistam de suas carreiras!!! Hordas de pacientes os aguardam em até mais uns 8 anos! Os efeitos da liberação total têm trazido crises existenciais absurdamente corrosivas da personalidade, e os desvios que por enquanto tangenciam os pais, dentro de uns 5~10 anos atingirão em cheio os jovens de agora! Não é por acaso que temos loucos como aquele guri lá do Colorado, se fantasiando de inimigo do Batman para pipocar balas dentro do cinema, ou aquele lunático na Noruega fazendo limpeza étnica a seu modo. Já ouviram falar das taxas de suicídio entre os jovens japoneses? Acontece que a sociedade daqueles lugares JÁ ALCANÇOU o patamar que eu estou indicando aqui... por isso estão na frente, em termos de alienação e alvos de vida vazios (sem nenhuma crítica às sociedades mais desenvolvidas - quem quiser me contrapor que traga elementos).

- consultoria de etiqueta - já notaram como as pessoas estão sem educação? O mais comum é o hábito horroroso de usar goma de mascar em qualquer lugar - igrejas, tribunais, no meio de reuniões de família... gente... pelamordedeus - pessoas até razoavelmente belas, parecendo bovinos remoendo grama... cruel, não consigo deixar de associar... Mas tem também quem fala alto demais, ri alto demais, usa roupas desarrumadas e diz que é moda... gente que desrespeita idosos (como se eles não fossem envelhecer), que cospe no chão... caramba, que coisa mais grosseira... se têm um problema com a própria saliva, procurem um médico! Quem fazia isso há anos atrás mascava fumo, e eram em geral execrados pelo hábito! Se voce tem máu hálito, pessoa, procure um dentista ou um gastrologista! Não esconda o bafo de onça atrás de uma bola de goma de mascar, além de ser limitado o alcance da defesa, deixa você com um ar - digamos assim - bovino...

Acontece que nada obstante os ventos de liberalização terem vindo de fora, o resgate das posturas mais adequadas TAMBÉM VEM, e logo logo, para nossa juventude assumir um cargo em empresa de valor/porte, terá que demonstrar que sabe se comportar. Ninguém tolera dividir um ambiente de trabalho com quem se comporta como um Neanderthal transviado.

Sinceramente, eu recomendaria isso a quem procurasse meu conselho. O mundo está repleto de administradores em escritórios de contabilidade, de engenheiros vendendo cachorro-quente, e por aí vai... não há demérito algum em fazer essas coisas, repito - a pessoa precisa gostar do que faz... Mas a demanda pelas profissões acima JÁ ESTÁ CRESCENDO...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...