sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CORREIOS X DHL - O TRIUNFO DA MEDIOCRIDADE

Noticieiros diversos dão conta hoje de que por decisão do TRF-SP, a embaixada americana foi impedida de enviar os passaportes de solicitantes brasileiros a visto, através da empresa DHL.

Não sou americano, nem sou acionista/sócio na DHL. Mas para o bem da seriedade, preciso dizer que foi uma rematada barbeiragem burocrática, isso de obrigar as autoridades americanas a utilizarem o serviço dos Correios nacional.

Acontece que nosso serviço de Correios já foi bem confiável e era compensador utilizar seus serviços. Mas isso não é o que se observa hoje.

O atendimento foi pulverizado em lojas franqueadas, onde funcionários desvinculados da grandeza do serviço atendem a gente com uma pachorra quase generalizada, os preços são abomináveis, e a certeza de chegada do que se envia não é exatamente 100%. Isso sem se falar no descuido com que as coisas entregues ao serviço dos Correios muitas vezes são manuseadas! Coisas de quebrar então? Nem pensar!!!! Isso se não houver algum extravio.

Em paralelo, abnegados carteiros estão por aí, dependendo de magros salários para sobreviver, com cargas cada vez mais expressivas, e ultimamente até se sujeitando a investidas de delinquentes (vide São João de Meriti, no Rio de Janeiro). Quero dizer com isso que enquanto empresários estão se locupletando com preços encorpados, nessas lojas franqueadas, quem se "rala" ganha pouco...

Por exemplo, aquelas caixinhas amarelinhas, que podemos utilizar para pequenos envios, costuma custar o dobro do que se cobra na concorrência.

Naturalmente alguém vai dizer que há bons preços sim, como por exemplo o da tal "carta social".

Question... o que seria uma carta antisocial? Bobagens com nomes pomposos...

As autoridades americanas apenas consideraram mais seguro que um dos melhores "couriers" do mundo ocidental cuidasse daqueles documentos. Mas aí o mercantilismo falou mais alto, e o resultado...

Sabem, antes de alguém ficar puxando para a empresa de Correios outros desafios, eles deveriam é otimizar o sistema, dar melhor remuneração aos carteiros, e treinar quem nos atende em guiches onde se faz de quase tudo, até nos servir em tarefas postais (recebem titulos como bancos, por exemplo...).

Eficiência. Se isso acontece, não tem porque os americanos não nos escolherem. Eles também gostam de economizar dinheiro... é só evoluir no atendimento, não precisa do Judiciário pra dar uma forcinha...


Um comentário:

  1. Voce vai até uma filial tercerizada dos *Correios e se depara com milhares de aposentados e/ou desocupados em uma enorme fila loucos para trocar ou saber o numeros da TELESENA da PQP. Este é o pais governado pelo Sr.Lula e sua trupe. O * Correio só serve como cabide de emprego para os que desesperados correm atras de esmolas ao invés de melhorar o atendimento aos seus usuarios.

    ResponderExcluir

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...