GENTE QUE FEZ HISTÓRIA

Me refiro hoje ao Dr. Antonio Carlos Biscaia, procurador de Justiça aposentado, deputado algumas vezes. Recentemente o jornalista Marcelo Auler lançou biografia desse senhor, que se destacou como um dos maiores juristas do Brasil moderno.

O Dr. Biscaia possivelmente nunca terá um retrato imenso na entrada de alguma cidade (como outro político famoso tem, em João Lisboa, MA), até porque a cidade que honrou com suas atuações é o Rio de Janeiro, e já há decoração em profusão em seus acessos. Mas ele nem precisaria disso - sua biografia é suficiente para colocá-lo acima de qualquer referência visual.

As novas gerações talvez nem saibam muito do que o homem realizou, mesmo as dos bancos das faculdades de Direito.

Mas é necessário que se registre que o Dr. Biscaia deu um novo sentido à função de Procuradoria. Alguém que abraçou com amor e denodo a carreira a que se dedicara, para buscar a justiça para o povo carioca. Alguém que não nos frustrou, no objetivo de servir à carreira, e ao povo que de alguma maneira representou.

Os distúrbios que agora o Sr. Pezão enfrenta foram duramente combatidos pelo Dr. Biscaia, e ele teve sucesso razoável, dentro das circunstâncias que o cercavam. Nos idos da década de 90 teve a coragem de enfrentar cartéis bem aparelhados (o jogo do bicho, por exemplo), e sobreviveu a eles.

Meus leitores descobrirão que o homem inclusive foi "convidado" a se corromper até por políticos!!! (De se imaginar como são nossos modernos homens públicos... se há quase 20 anos atrás já tinham a corrupção como alternativa, hoje é padrão).

Lição dessa quinta-feira para os acadêmicos de Direito, especialmente aqueles inclinados à lide Penal - estudem a carreira do Dr. Biscaia.

Talvez descubram o significado de "vergonha na cara", se quiserem mesmo ter o respeito de todos...

Brasil... precisaríamos "clonar" alguns caras mais, e semear pelo Brasil... Te amo, terra adorada!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

ESCOLAS DE DELINQUENTES

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...