FERROVIAS - NADA DE NOVO NO FRONT

Noticiário de hoje (21.04), dá nota de que o Ministério dos Transportes identificou irregularidades na construção da ferrovia Norte-Sul.

Alguma novidade?

NENHUMA OBRA pública nesse país é regular, e faz muito tempo isso (se alguma houver, me informem, que faço a competente ressalva a esta crônica).

Agora a responsabilidade recai sobre a empresa gestora da obra, a estatal VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

Surge a possibilidade de terem recebido trilhos de qualidade inferior, que estão simplesmente se desfazendo, sob o peso reduzido de cargas de teste. O TCU assinalou que não foram realizadas inspeções em alguns lotes do material entregue, e assim pelo menos 855 Km (dos 2.255 Km planejados) estariam comprometidos.

Cabe lembrar que levantamentos anteriores indicaram defeitos na construção

Não entendo sinceramente o que acontece. Afinal é sabido que - salvo raríssimas exceções, da quais não tenho registro - nas empresas estatais a inspeção de bens adquiridos é "avis rara". Então, não há novidade aqui.

Em paralelo, o TCU SABE DISSO (que as inspeções são falhas, ou não acontecem). Então, porque levanta a lebre AGORA?

Espero que me entendam. Nossos entes fiscalizadores estão SEMPRE correndo atrás do prejuízo, não há algo preventivo. Imaginem se ao desembarcar da dita cuja mercadoria estivesse lá um representante do TCU (e, claro, não fosse "amiguinho" dos recebedores)... a mercadoria bichada não seria recebida. Assim, reclamar de algo já passado é chorar sobre leite derramado.

Nossa terra brasileira sofre horrores com falta de rotas de escoamento de produção, temos agiotagens acontecendo para o transporte de alimentos/mercadorias, e pouca coisa se faz.

O impulso oficial me parece que só acelera o tráfego de propinas, e o resto que se dane - só assim para explicar condomínios para gente pobre rachando (ainda no período de obras), hospitais com equipamentos parados ou enferrujando, por falta de adequações...

Nossa terra brasileira precisa ser passada a limpo,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLAS DE DELINQUENTES

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...