terça-feira, 2 de abril de 2013

LABORATÓRIOS FARMACEUTICOS = MERCADORES DA MORTE

Leio hoje que a NOVARTIS AG, teve rejeitado uma apelação para proteger uma de suas patentes, junto à Suprema Corte Indiana.

Discreto comentário coloca em dúvida o respeito à proteção ao direito intelectual, naquele país. Naturalmente, esperneia quem tomou a pancada...

Prezados, pensem nisso - a Índia é um dos países mais populosos do mundo, algo em torno de um bilhão e trezentos milhões de habitantes. Essa massa imensa é em sua maioria extremamente pobre, não se enganem (o capitalismo lá é tão ou mais perverso que aqui!!!).

A NOVARTIS pondera que o medicamento "sub judice" - Glivec, combate alguns tipos de cancer - é oferecido gratuitamente a mais de 16 mil pessoas, por lá. Grande coisa. Isso dá menos de 0,2% da população indiana!!!! Do que eles estão se vangloriando?

Duas empresas indianas  já produzem o fármaco, e o comercializam a preço em torno de um décimo do Glivec.

Uma coisa surpreendente é que o capitalismo tem mostrado uma voracidade absurda, onde muitas vezes tangencia o ideal de "matar a galinha dos ovos de ouro".

Ponderemos... se, ao invés de se digladiarem em batalhas judiciais, os executivos do laboratório supra-citado fizessem um acordo de cooperação, E, em paralelo, oferecessem seu produto a - digamos - dois décimos do preço atualmente praticado, com toda a certeza teriam a seus pés mercado de algumas centenas de milhões de pessoas, SOMENTE naquele país.

Mas não... a idéia é sufocar a concorrência, para que o reinado seja ditatorial. Então, eu aplaudo a decisão da Suprema Corte indiana, que decide em benefício da população (a imensa maioria sofrida demais) daquele país!

De passagem... o dito cujo fármaco é teratogênico (produz abortos e/ou malformações). ONDE SERÁ que esse produto foi testado?

A propósito disso, quem quiser se ilustrar mais a respeito deve ler o excelente livro da jornalista americana Sonia Shah, "The Body Hunters". Preferem um filme? Assistam a "O Jardineiro Fiel" (The Constant Gardener). VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA SOBRE GENOCÍDIO, minha gente.

Pessoas... como está difícil confiar na humanidade!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...