O NORDESTE ESTÁ MORRENDO, D. DILMA!!!!

Hoje acontece encontro de abertura do Conselho Deliberativo da SUDENE, com a presença de nossa presidente da República, Sra. Dilma Roussef.

A mandatária afirmou que uma de suas prioridades é melhorar a oferta de água para as populações sofridas da região Nordeste. Mencionava caminhões-pipa, cisternas e outros troços...

ONDE ficam, Excelência, os poços artesianos já projetados "long ago"?

Onde ficam as iniciativas SÉRIAS? Porque cisternas e caminhões-pipa dependem de fontes de água.

Estive conversando um dia desses com um israelense sobre como eles fizeram a mágica de transformar, em pouco mais de 50 anos, uma terra árida, desértica, hostil mesmo, num oásis.

Youdah, com o entusiasmo que lhe é peculiar, retrucou: "é uma questão de vontade, e uma necessidade de sobrevivência."

Fiquei pensando... o território a que ele se refere tem 20.700 Km2. Só possui dois rios, Jordão e Hasbani (há outros menos cotados, bem pequeninos). Durante alguma coisa em torno de 900 anos permaneceu sem habitantes estáveis - a maioria das populações por alí era nômade, até o estabelecimento do moderno Estado de Israel.

Nossa região Nordeste tem ao todo 1.561.788 Km2. A bacia hidrográfica desse território tem o Rio São Francisco como espinha dorsal, mas há alguns rios mais de importância, como o rio Parnaíba, na divisa entre Piauí e Maranhão, o rio Jaguaribe no Ceará, o rio Piranhas-Assu no Rio Grande do Norte, o Rio Pindaré/ Mearim no Maranhão, e mais uma chusma de caudais de água menores, mas que trazem grandes apelos locais, embora sendo de pequeno curso, só tendo importância setorial - exemplos deles são os rios Rio Potengi (Rio Grande do Norte),  Rio Paraíba (Paraíba), Rio Capibaribe (Pernambuco), Rio de Contas (Bahia)... há outros rios sem dúvida (eu morei no Nordeste, sei do que falo)! sem contas aqueles não perenes...

A terra na região Nordeste é fertilíssima. Só quem já andou pelos sertões, após uma chuvarada, para se maravilhar com o brotar da vida verde por toda a parte.

Então, o que falta?

Traçando um paralelismo com os israelenses, sabemos que foram implementados projetos brilhantes - ao custo de "zilhões" de dólares - de irrigação/condução da água, e hoje temos a notícia de que TUDO VAI BEM, nos kibuztim de Israel.

E o Nordeste como fica? Com seus agricultores desnutridos e sem esperança, rebanhos esquálidos ou morrendo em toda a parte, crianças que nunca viram as loucuras do Sul maravilha... Como fica essa região? VAI SER MESMO ESQUECIDA PELOS BRASILEIROS?

Sim, porque recursos não faltam. SÓ SÃO DESVIADOS. Querem um exemplo? Há uma estrada que chega em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, que constou num mapa, há mais de 15 anos atrás, como asfaltada (se não me falha a memória ligava Jeremoabo a Paulo Afonso). EU PASSEI POR ELA, alí pelo início dos anos 90 - NEM UM PALMO ASFALTADO. Para onde foi o dinheiro de uma estrada?

Outro exemplo? o DNOCS há algum tempo desenvolvia um projeto para instalação de poços artesianos. e o então deputado Inocêncio de Oliveira exercera seu "direito" de perfurar "seus" poços artesianos, a custo subsidiado, no que foi condenado pelo hoje em desgraça José Genoíno. Ele reclamara que tinha direito porque era para todos... mas quantos poços mais foram perfurados, Excelência, ao redor da propriedade de V.Excia.?

Observem que HÁ MAIS EXEMPLOS...

Recursos há de sobra. Há recursos para reinventar estádios para a Copa, para projetos faraônicos para a Olímpiada 2016, para indenizar despesas médicas dos deputados... COMO NÃO HÁ VERBAS PARA SOCORRER nossos irmãos nordestinos? ME EXPLIQUEM!

D. Dilma, Srs. governadores reunidos, sob a égide da SUDENE - V. Excias. precisam abandonar o discurso demagógico e da reunião mesmo SAÍREM ORDENS IMEDIATAS. Nossos nordestinos não podem esperar. Aquilo lá vai virar um deserto, ao dispor de alguma oligarquia que queira fazer do Nordeste o oásis que o Brasil merece ter...

Brasil, de pessoas que falam muito, prometem mais ainda, mas....


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

ESCOLAS DE DELINQUENTES

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...