A FALÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Vez por outra eu posto aqui alguma consideração sobre Educação.

Até uns - digamos - 60 anos atrás, tínhamos Educação de excelente qualidade. Então aconteceu a "Revolução" de 64, que engolfou direitos civis, liberdade de opinião, livre pensar, e no embalo da coisa foram instituídos novos parâmetros educacionais, e de lá para cá o que se viram foram algumas iniciativas isoladas de rever o modelo existente, sem muito sucesso, pelo que vemos.

Nada obstante as iniciativas dos CIEPs e CIACs - aplaudi quando da implantação daqueles projetos, as coisas foram declinando e, ao final do século, o que se observava eram destroços de um sistema que povoara nossa Pátria de gente instruída.

Antigamente a rede estadual  do 'ginásio' e 'científico' era disputada literalmente "a tapa", tanto que para que eu fosse admitido num dos melhores colégios da cidade do Rio de Janeiro, precisei me submeter a prova seletiva. E o que tínhamos nas salas e laboratórios do Colégio Estadual Visconde de Cairú era educação verdadeira, suporte para a vida de muitos brasileiros e brasileiras.

Pouco depois da "Revolução" (acho impróprio o termo - revolução deveria vir do povo, e o que aconteceu veio dos quartéis, e o nome deveria ser "golpe"), o grêmio acadêmico daquele colégio fora desativado, e seu auditório lacrado - me lembro claramente das tábuas e pregos aplicados a uma das entradas (creio que a principal).

Cabe pontuar aqui que não tenho nada contra os militares, mas acho que eles foram USADOS, de uma maneira pérfida e elaborada, para transformar o Brasil no que temos hoje, dadas as mãos que passaram a dirigir os destinos da nação.

Tínhamos inclusive militares nos ensinando! Professor __________, de Educação Física, Professores ___________ e ___________, de Ciências... Cabeças pensantes, preciso dizer. Lá, uns aprenderam a ser analistas laboratoriais, outros viraram técnicos contábeis... tantas inspirações, tanto suporte para a vida!!!

Podem verificar dentre os ex-alunos do meu colégio, somente, quantos sossobraram na vida! E não só do CEVC, mas do Andrews, do Brigadeiro Schorcht, do Pedro II (esse de gestão federal). Poucos exemplos surgirão, porque aqueles jovens tinham balizamento firme e claro.

Se alguém ainda coleciona os livros em que aprendera naqueles tempos, ao apresentá-los a quem quer aprender, verá que serão preciosidades totalmente utilizáveis, mas surpresa acontecerá - muitos dos docentes de nossos dias não terão o conhecimento que alí está!!!

O que temos hoje em dia são instrumentos de ensino sendo vilipendiados dia a dia, estruturas, material humano e, o principal, o relacionamento aluno/professor tem sido corroído justamente por essa espiral descendente, na qual quem ensina pouco transmite menos ainda a quem vai ensinar a futuras gerações - mais adiante. Os processos de suprimento aos alunos menos favorecidos (material escolar, uniformes, merenda*) que funcionavam razoavelmente bem naqueles tempos, hoje são um arremedo atroz - merendas corrompidas ou de segunda qualidade, em muitos casos, recursos para essas assistências desviados... caos, em suma.

Em acréscimo que se me afigura puro sadismo coletivo, a classe docente, especialmente em seu segmento público, tem sido sistematicamente desvalorizada, submetida a tipos de degradação que me parece divertir a classe dominante!!!! PORQUE NINGUÉM FAZ NADA?

Não me conformo com isso. Afinal de contas, a educação é base de uma civilização. E, embora tenha consciência que a decadência é global, creio todavia que um outro componente em falta no nosso caso doméstico é o descaso político com o "status quo".

Mas... "é preciso ter raça, é preciso ter gana, sempre..."

Esperamos que nossas autoridades acordem antes que o quadro chegue a uma conjuntura que faria "O Alienista" (Machado de Assis) ficar com inveja...

Brasil... como sofres Pátria amada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLAS DE DELINQUENTES

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...