RESPEITO INTERNACIONAL?

Em pronunciamento de hoje a Exma. Sra. Presidente da República, Sra. Dilma Roussef, asseverou que nossa Pátria conquistou o respeito internacional por, dentre outros aspectos, não expor cidadãos a risco, etc e tal, conforme noticiado pela TV aberta.

Menos, Sra. Presidente.

O "imbróglio" em que o governo brasileiro se meteu acontece em razão da leniência (não entendo porque) no relacionamento com o governo boliviano. E a meu ver, caso esse estado de coisas se perpetue, teremos dores de cabeça incrementais, com nossos vizinhos. Precisamos respeitar a nação soberana que é a Bolívia, auxiliá-los em seus anseios de desenvolvimento, mas seu governo precisa cessar com alfinetadas que têm nos custado respeito e divisas.

Ora, presente a circunstância de que a embaixada em La Paz É território brasileiro, conforme as leis internacionais, trazê-lo para o Brasil não modifica em nada o quadro. Em paralelo, se havia boa intenção do governo boliviano em relação ao compatriota "asilado", porque se demoravam tanto em resolver isso?

A contrário senso, se pretendiam fazer algo em benefício do senador Molina, porque o governo brasileiro não o fez antes? Mais ainda, porque não fazer agora? Ora vejam, além da iniciativa do diplomata brasileiro, Sr. Saboia, a vontade do "asilado" também presidiu a escapada!!!! Vamos ajudar o homem ou não? Queriam que ele mofasse (já estava há mais de ano), num cubículo da embaixada?

Precisamos parar com hipocrisia. O Sr. Evo Morales tem suas razões, e estou certo de que se considerados ambos os lados numa corte internacional, ele vai preferir se aquietar, pelo bem do quadro político todo.

O governo brasileiro precisa parar de "achar" que pode fazer e desfazer na América Latina - isso passa por respeitar a soberania das outras nações do continente, E TAMBÉM dar-se ao respeito.

A globalização não é necessariamente a transformação do planeta ou se suas regiões em uma "casa da mãe Joana". E não é tampouco um brinquedo político.

O homem está aqui, pronto. Façam a coisa certa, ao invés de crucificar os Srs. Saboia e Patriota. Isso é ridiculamente sem sentido. Todos estão vendo isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLAS DE DELINQUENTES

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...