SURPRESAS PETISTAS

Lembrem-se... não sou petista, há muito tempo atrás simpatizei com as premissas deles, mas há uns oito anos eles saíram de meu foco de "simpatia. Em termos de política não os combato, me preocupo somente com as barbaridades que se cometem em nome da democracia, por quaisquer legendas, no nosso Brasil querido.

Salvo engano, a rapaziada da bandeira vermelha tinha projetos bem montados e determinados. Um sonho distante... uma democracia socialista do tamanho de um continente!!!! Imaginem!

O capitalismo tem suas mazelas, muitas de um horror abominável, por sinal (vide a política mercantilista dos laboratórios farmaceuticos, de modo geral). Mas o socialismo, que muitos idealistas consideravam, ao longo das décadas de ouro (anos 60/80) ser "a salvação da lavoura" se revelaria uma experiência traumatizante, ao menos pelas amostras que o PT e seus adeptos nos ofereceram.

Pois bem, o "navio" começou a fazer água, há algum tempo atrás... pela mera circunstância de que a política nacional abriga escroques em seu bojo (não só a legenda petista). Gente sem pudor, sem honestidade, sem respeito pela coisa pública, o que dirá respeito pelos eleitores...

Então, o elemento humano foi deteriorando o projeto megalômano. Mas não foi só isso.

Eles certamente não contavam com a lisura que alguns (raros) servidores tentam imprimir a seus atos. E aqui entra o Sr. Sabóia.

O relacionamento Bolívia-Brasil está um lixo já a algum tempo, não importa o que se diga a respeito. Um país paupérrimo, onde a fonte principal de riquezas ultimamente é o cultivo de coca (inclusive com o beneplácito do presidente, Sr. Morales), com sérios problemas sócio-estruturais...

Então temos o episódio da Petrobrás sendo "nacionalizada". E tudo ficou bem...

Mais adiante soube-se de algumas mandadas repressoras em voos de autoridades brasileiras para aquele país... ficou tudo bem, os aplicadores de "panos quentes" acalmaram o tumulto.

Há pouco tempo, torcedores de um conhecido time brasileiro, que disputava uma partida em solo boliviano, foram detidos, sob alegação de que perpetraram um assassinato não doloso, com um "rojão". Apesar de os vídeos demonstrarem com certa clareza que os detidos não tiveram nada a ver com a coisa, os rapazes ficaram lá detidos, numa retaliação sem motivo - infelizmente o culpado ou culpados do crime involuntário não foram apontados...

Agora vem a furo essa história de um senador da república boliviana que se tornara desafeto do presidente, e estava asilado a mais de um ano, em nossa embaixada, em La Paz. E o Sr. Sabóia - com toda a certeza com o aval de alguém mais (ou acham mesmo que ele daria ordens a fuzileiros navais para o "sequestro às avessas"?) toma a iniciativa de resolver a situação do homem.

Sabem? Esse negócio de política de boa vizinhança é possível somente quando há gente séria envolvida. E não é o caso.

Temos um governo federal adepto de mutretas, de pequenas ilegalidades, e por isso mesmo é que engolimos goela abaixo o sequestro das instalações da PETROBRÁS. E temos por lá um presidente que se veste de brios, porque descende dos nativos bolivianos, e usa isso como uma bandeira para um nacionalismo estranho e que não está levando a Bolívia para muito longe de onde se encontra, no cenário mundial.

Surge um homem. Com coragem para ignorar os papos de "cerca-lourenço" de ambos os lados, e faz a coisa certa. E agora, os opositores - o senador fugido e o presidente empolgado, podem terçar armas com mais conforto, e menos temor e dissimulações envolvidos.

O Brasil? Ah, parece que vai crescer com o episódio, assim espero.

Enquanto isso, estão querendo crucificar o Sr. Sabóia (o Sr. Patriota já pediu o boné - acho que na verdade foi uma jogada estratégica, o homem estava meio desgastado pelas correrias para consertar erros diplomáticos do governo brasileiro).

Claro, vai tudo terminar saindo das colunas da mídia, como todo o "vacilo" público. Como por exemplo, o caso da Sra. Rose Noronha.

Brincadeira... brincadeira de sul-americanos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

ESCOLAS DE DELINQUENTES

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...