sábado, 7 de setembro de 2013

MUDANÇAS DE VERDADE? UMA NOVA TEORIA SOBRE O CAOS

Acabo de tomar conhecimento do livro de Mark Blyth, da Universidade Columbia, EUA, denominado - "Austeridade, História de Uma Idéia Perigosa".

O autor nos traz exatamente o elemento de compreensão que faltava para o caos que tem se instalado na maioria imensa dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

A bandeira da austeridade, esgrimida com furor por capitalistas ao redor do mundo, e discretamente adotada por alguns governos socialistas, é um mal tão grande quanto os déficits que se pretende combater - senão o maior.

Observem como as condições sócio-economicas degringolaram, à medida em que a tal austeridade foi sendo aplicada. O cataplasma amargo e doloroso, ao invés de curar o doente o está matando.

Notem que na maioria imensa de países que adotara o arrocho nas suas contas teve como resultado não exatamente a normalização das coisas, mas uma expansão no índice de desemprego, a degeneração dos serviços públicos, e um crescimento contínuo da insatisfação das populações.

Ressalta que as lições da depressão de 29-32 foram esquecidas.

Talvez, pensando bem, a problemática maior esteja na globalização, que ata os países em nós "górdios". Mas observem que enquanto os pobres empobreceram mais (não se enganem, aqui no Brasil está do mesmo jeito) as camadas mais prósperas de nossas sociedades CONTINUARAM prósperas...

Então... quem está pagando a conta da austeridade?

Não tenho dúvidas que as classes intermediárias (B e C), classificáveis com "médias", estão pagando o preço. E altíssimo, diga-se de passagem. Nossos técnicos, cientistas, prestadores de serviços sociais estão minguando a cada dia. Lá embaixo os pobres continuam sua vidinha normal, acostumados que estão ao caos (alguns saem daquela categoria, mas são exceção, ainda).

Enquanto isso, nossa classe A, e em particular a política, que é quem decide a aplicação das políticas e gere os processos... continuam passeando por aí em jatinhos, viajando ao exterior nas férias, construíndo seus castelos...

NOTARAM QUEM ESTÁ PAGANDO A CONTA?

Sete de Setembro de dois mil e treze - MUDA BRASIL, Pátria amada! (e espero que uma mudança dê exemplo ao mundo, que está se despedaçando).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...