ULTIMAS PATUSCADAS PLANALTINAS - E A PETROBRÁS?

E no meio do fogaréu que subiu de repente, o senador Romero Jucá, candidamente, oferece parecer favorável à CPI "genérica" como quer o governo, em contraposição escancarada ao pedido da oposição, por CPI específica para investigar a PETROBRAS.

Tendo-se presente que a CCJ (pra que serve mesmo essa encrenca?) vez por outra tem cabeças "brilhantes" em seus quadros, não seria de se admirar o parecer do ilustre senador. Ademais, o rapaz tenta claramente, com esse movimento paredista disfarçado, proteger as dilapidadas "jóias da coroa", em que se constituem os recursos em fluxo daquela caixa preta (em todos os sentidos - cor de petróleo, cor embaçada da corrupção, mera referência técnica) em que se tornou a estatal.

Uma vergonha deslavada. Que os outros temas erigidos pela situação mereçam investigatórios também, isso é inegável. Parodiando Boris Casoy, jornalista combativo e bem informado, "é preciso passar o Brasil a limpo." Mas o que está acontecendo com a PETROBRÁS é tão insólito quanto o sumiço daquele jato imenso, da Malaysian Airlines, no meio do nada. E lá (como cá) nem tem "Triângulo das Bermudas", para justificar o sumiço súbito.

Porque a PETROBRÁS está sumindo, não tenham dúvida. Outrora alardeado como uma das mais pujantes petrolíferas do mundo, colocada em 10o. lugar em termos de tamanho de empresa (revista Forbes, abril de 2012), dentro de menos de DOIS ANOS passou para um decadente 120o. lugar (Financial Times, março de 2014). Nada obstante as descobertas do "pré-sal"(sobre o que tivemos muito barulho, e até agora NADA, algo típico de uma comédia de Shakespeare), e os esforços no desenvolvimento de soluções tecnológicas (diesel menos poluente, etc...) a vitalidade da "galinha dos ovos de ouro" do PT não foi suficiente para enfrentar a sanha maligna de nossos dirigentes... Drenos espalhados por toda a parte estão literalmente secando a fonte.

Em meio a sonhos que se esfumaçam, como por exemplo a balela de auto-suficiência em combustíveis, preços mais estáveis para nosso combustível, e outras quimeras, a PETROBRÁS está vergando, adernando perigosamente (como uma das plataformas de prospecção de petróleo adernou recentemente) e não me surpreenderia se até meados do ano começassem a acontecer rumores de vendsa da estatal para algum grupo sino-americano-belga-ingles... (em tempo, "sino" quer se referir a algo relacionado aos chineses).

A CPI da PETROBRAS (e SÓ DELA) precisa sair JÁ. PRECISAVA sair no final do ano, mas as coisas estão cada dia mais difíceis de articular, e agora então, que as térmitas do grande cupinzeiro apelidado "CONGRESSO" estão açodadas, alguns exemplares até alçando o voo para novas ninhadas de cupins (eu disse cupinchas?), vai ficar cada dia mais complicado a oposição se organizar (pelamordedeus, estou trabalhando nas bases, de meu eleitorado!!!) e mais fácil para a situação tamponar o tiro terrível que lhe deram, ao solicitar a CPI.

Tomara que o bem vença. O Brasil depende disso, para começar a virada.

*o político da "charge" está vomitando negações, mentiras, meias-verdades, dissimulação (stonewalling), e a última referência é a respeito de um magnata do petróleo, na Europa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

ESCOLAS DE DELINQUENTES

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...