SAFADOS EM TODA PARTE, SERÁ?

Bom dia!

O noticieiro de hoje nos informa que além dos "aviões" da operação Lava Jato, mais VINTE E SEIS pessoas ligeiramente menos cotadas mantém ou mantiveram contas no sistema bancário suíço.

Desde desembargadores, passando por contadores "de peso", diga-se de passagem, meros "adevogados"... a lista é alentada.

Cabe mencionar que dentre os afortunados correntistas no exterior, alguns não cumpriram com a documentação mínima necessária para fazer face à lei brasileira.

Falando em lei, não há impedimentos a que essas contas existam, desde de que informadas ao Sistema Financeiro Nacional (Receita Federal, etc.).

Como se vê, não são só corruptos da Petrobrás e de empreiteiras que levam nossos suados caraminguás pra fora do país. Não admiraria nada se líderes de facções criminosas não estivessem também usufruindo da benesse amparada pela lei.

Mas isso me faz levantar uma questão no mínimo incomoda: PORQUE? PORQUE CONTAS NO EXTERIOR?

Apesar das diatribes de nosso sistema financeiro, o sistema bancário brasileiro é considerado um dos mais seguros do mundo, acreditem meus leitores ou não. Aliás, exatamente pela inconstância do ambiente financeiro aqui no Brasil, os burocratas dos bancos precisaram construir estruturas de segurança consistentes, protetivas de sua clientela. Já a Suíça (e outros paraísos fiscais, por assim dizer), famosos pela sua opulência, não têm tamanho aparato assim... Em paralelo, porque será que está acontecendo tanto "furdúncio" a respeito, se não fosse por nada?

Já se sabe que aqui temos também das mais altas taxas de remuneração de aplicações que se conhece no mundo. Assim, dizer que a remuneração de aplicações além-mar é mais atraente é algo sem sentido.

Ocultar sinais de riqueza? Hmmmmm... sei não. Já observaram como são suntuosas essas sedes de escritórios de advocacia? (nada contra opulência, pode até indicar capacidade profissional...)

Sabem o que eu penso?

Cheira a pilantragem. Parece muito mais a intenção de ocultar lucros E suas origens, do que proteger patrimônios. O tempo vai dizer o que tenho de razão ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

ESCOLAS DE DELINQUENTES

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...