quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RESPONSABILIDADE? O QUE É ISSO?


A poderosa chanceler alemã Angela Merkel desembarca hoje para compromissos com autoridades brasileiras. Claro, estará se encontrando com nossos líderes maiores, i.e., Sra. Dilma Roussef e seu "staff".

Pouco antes de iniciarem a viagem, o ministro das relações exteriores, Sr. Franz-Walter Steinmeier disse esperar a mesma ambição que há na Alemanha, no Brasil, em relação a metas de políticas para controle climático/poluição, etc e tal... confiram na matéria abaixo:

www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/08/1670565-para-ministro-alemao-brasil-tem-de-assumir-responsabilidades-globais.shtml 

Ponderou que o Brasil precisa assumir [sua quota de] responsabilidades globais em relação ao tema controle da poluição, etc e tal...

Um discurso natural, vindo daquele político alemão. Uma quimera incompreensível, para os ouvidos de nossos políticos brasileiros.

Como supor que aquela malta de vendilhões, imorais, megalômanos que povoa o Planalto* quer se importar com isso, se muitos deles são contribuintes diretos para o "status quo"?

Certamente meus leitores não ignoram que muitas áreas desmatadas pelo Norte aconteceram sob beneplácito interesseiro de políticos.

Ou que populações inteiras do Nordeste sofrem desertificação pela inoperância de outros tantos homens públicos, que enquanto isso, a cada quatro anos reformam sua autorização para explorar nossa gente...

Se nossos líderes não têm responsabilidade nem com nossa Pátria (nossa gente, nossa terra), imaginem o cuidado que terão com o que é global???

Não, "Herr Steinmeier"... infelizmente nosso país, inculto, ignorante em sua maioria, não encontrará eco para as palavras altruístas de V. Sa. Nem nossa gente, alienados que se encontram a respeito das gravíssimas encruzilhadas em que se encontra o Brasil (seja na economia, seja no trato de nossas riquezas, assim como na gestão de nossa soberania), nem tampouco nossa classe política* hão de ouvir as palavras estimulantes, esperançosas, de V.Sa.

Acredito num Brasil melhor, muito melhor. Sonho com isso.

Um lugar abençoado, que não tem, afinal de contas, rigores de deserto, nem excessos de inverno, uma terra em que "se plantando, tudo dá" (parodiando Pero Vaz de Caminha). Uma sociedade desenvolvida, que tenha senso cuidadoso tanto da propriedade privada quanto da comum (diriam pública). Uma sociedade em que crianças não sejam obrigadas a conviver todo final de tarde com imagens de traficantes, nos canais de notícias. Um lugar cheio de destinos turísticos (que os há aos punhados), onde visitantes se sintam acolhidos e seguros. Um lugar onde criminosos - poucos - purguem suas maldades NA CADEIA, e não esparramados por aí. Um lugar onde pessoas de bem (que todos o sejam) serão respeitadas. Um lugar onde saúde seja para acudir doentes, e não somente para quem pode pagar. Um lugar onde a palavra segurança tenha mesmo significado real.

Infelizmente nossos líderes não nos ensinaram a irmanar com o resto do mundo livre. A expectativa principal por aqui é "que lucro eu terei?" - e não importa se nisso estiver embutida alguma desonestidade, afinal isso é algo comum e aceito, pela maioria imensa de meus concidadãos, salvo exceções tão raras, que soam como aberrações vivas... nossos políticos dão o exemplo, entendem?

O Brasil será melhor... acredito que quando meus netos atingirem a idade adulta... quem sabe?

Mas não desistam de nós, resto do mundo livre!!!!! PRECISAMOS DE VOCÊS!

Brasil... EU TE AMO.

*hei de sempre ressaltar, quando falar de nossos políticos, que existe gente honesta entre eles - mas estão tão mergulhados no mesmo lodaçal, que suas vozes sequer sobressaem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO A INTELIGÊNCIA ENCONTRA A ALIENAÇÃO

Com muito prazer republico um texto profundíssimo, que pode divertir, e vai trazer muita luz, sobre o momento político que vivemos. É ...