ISSO MESMO, DR. ADAMS! HONESTIDADE MERECE CASTIGO!

 Um governo que inclusive tenta ocultar suas falcatruas...

Pelo fim de semana, se soube que o Dr. Nardes, do TCU, se manifestara pela reprovação das contas do governo federal, para o exercício de 2014. Confiram matéria de ontem, veiculada no UOL:

Esperneios de Comprometidos

Aparentemente, ele tornou público novamente, seu voto a respeito, sobre cujo tema hão de deliberar seus pares do Tribunal. Pelo que li e vi, não há deslize algum em antecipar voto, especialmente conforme os regramentos do dito Tribunal, que é um dos mais temidos no território nacional, superável talvez pelo STF. E a reprovação que se antevê não é de hoje. O governo teve alguns adiamentos para tentar superar - sem efeito, já se vê - os óbices que JÁ TINHAM SIDO EXPOSTOS. Qual o problema agora? Será que a turma esperava um parecer favorável?????

Mas então, o Exmo. Advogado Geral da União, Sr. Luís Inácio Adams, vem a público manifestar seu repúdio à tal publicação de parecer, etc e tal. A ele se juntaram, na grita e esperneios, os Srs. Ministros José Eduardo Cardoso (Justiça) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Mas notem, leitores. O esperneio e grita relacionados não é porque algo errado foi encontrado, ou algo errado foi divulgado.

As reclamações estão acontecendo porque o homem deu SUA OPINIÃO, que infelizmente para muitos espelha reprovação de procedimentos do governo.

EU PERGUNTO: É CRIME TER OPINIÃO A RESPEITO? A coisa é pública ou não?

"Latu sensu" se poderia enquadrar o agir do ilustre relator como "crime político" (C.F, 5º, LII) impróprio, mas vejam, ele precisaria atacar alguma estrutura política. O homem simplesmente deu sua opinião, em seu mister previsto no TCU, numa matéria que DEVERIA SER DE CONHECIMENTO PÚBLICO. Ou será que não?

Agora, convenhamos. O homem está sendo espezinhado porque foi HONESTO. As coisas estão tão tumultuadas nessa "democrácia" em que vivemos, que HONESTIDADE, conforme sua manifestação, VIROU CRIME.

O ilustre Advogado Geral da União, Sr. Adams, evoca o que está inserido na Lei Orgânica da Magistratura, a saber:

"É vedado ao magistrado manifestar por qualquer meio de comunicação opinião sobre processo pendente de julgamento seu ou de outrem".

Observe, Dr. Adams, que o Dr. Nardes não está especificamente exercendo a magistratura, nesse momento, salvo engano. Ele está em um colegiado que emitirá pareceres, a somatória dos quais será submetida a outra instância(Congresso) para, ENTÃO, SER JULGADA A MATÉRIA.

Por outro lado, é sabido que o Dr. Nardes não é um papalvo qualquer, que se exporia gratuitamente ao escracho público e/ou político por um parecer que já vem desde longa data sendo esperado como reprovador. Assim, do que já se sabe coisa certa, porque a grita?

O governo não consegue piorar sua situação somente por esse parecer. Ademais, os outros membros do TCU chamados a opinar não são exatamente crianças, e terão juízo suficiente para dizerem o que pensam, não o que o Dr. Nardes pensa, simplesmente.

Ok, sei que ambos os principais atores desse ato específico - nessa ópera bufa de nosso governo, de modo geral - são do mesmo estado, e têm uma história de relativa animosidade, das lides politiqueiras.

Mas, Dr. Adams, chegaríamos a esse ponto, de chamar honestidade, ainda que impropriamente ostentada, DE CRIME? Há espaço para se arguir suspeição? O homem está lá mesmo para considerar válidas OU não as contas e demais atos sujeitos ao TCU!

E esses dois outros senhores, que estão aproveitando o incidente para ganhar um pouco de visibilidade e (talvez) respaldo para suas diatribes... nada mais fazem do que figurar mal, num cenário desestruturado, e de falas desencontradas... O que mesmo os Srs. estavam fazendo na foto com o Advogado Geral da União? Querendo dar uma "forcinha"?

Lhes asseguro de que estão em hora e local errados, ao posar para essa foto. Já com muitos pontos perdidos, conseguem perder mais alguns.

A única coisa que transparece disso tudo é que, com a arguição de suspeição, junto ao STF, adia-se ainda mais a finalização do trabalho do TCU. Não muda nada, só preserva um pouquinho mais o governo federal de outro incêndio - MANOBRA ESPERTA, DR. ADAMS, PRECISO ADMITIR.

Dr. Adams, guarde as forças de V. Excia. para embates mais duros que, certamente, a AGU terá (até entendo que o fato de a AGU ter preservado o status de ministério precisa ser valorizado, mas... "pelamordedeus", Excelência! Assim não!).

Brasil... meu Brasil amado... como teus homens públicos são fisiologistas, mal-intencionados, oportunistas... mas eu te amo mesmo assim, Pátria amada!

P.S. 1 - fico sabendo, ao entardecer da segunda-feira, 05.10, que a senadora Gleisi Hoffmann foi à tribuna para atacar o Dr. Augusto Nardes, insinuando que o homem é golpista. VERGONHA, HEIN, SENADORA? Querendo pegar uma caroninha no esperneio geral! Não se fatigue, minha cara. O nome da senhora está sendo investigado, até onde me lembro. Se fosse a senhora, ficava quietinha, num cantinho... terá chances amplas de esperneio pessoal.
P.S. 2 - aos desavisados... É ÓBVIO QUE ESTOU SENDO IRÔNICO COM O TÍTULO DA CRÔNICA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLAS DE DELINQUENTES

ERROU DE NOVO, SR. MICHEL SAAD NETO!

DE MARCHINHAS DE CARNAVAL...